terça-feira, 5 de agosto de 2014

SOLUÇÃO DO DESAFIO QUINZENAL

                             Abaixo a solução do DESAFIO QUINZENAL do dia 20/07/2014

Questão 1 - (MEC - 2009/CESPE) Proporcionalmente, os biscoitos nas embalagens de    130 g...

SOLUÇÃO:

Como o texto faz referência à proporcionalidade, teremos:

embalagem de 130 g: 
1,58/130 = R$ 0,01215 por grama

embalagem de 140 g:
1,68/140 = R$ 0,012 por grama

embalagem de 150 g:
1,80/150 = R$ 0,012 por grama
Comparando-se os preços por grama, o item esta errado.

Resposta: Item errado.

Questão 2 - (MEC - 2009/CESPE) Proporcionalmente, os biscoitos nas embalagens de     140 g e 150 g...

SOLUÇÃO:

Em relação à questão anterior, o item é verdadeiro,  pois os preços por grama nas embalagens de 140g e 150 g são iguais.

Resposta: Item verdadeiro.

Questão 3 - (MEC 2009/CESPE) O gasto na compra dos frascos de corretor líquido...

SOLUÇÃO:

Identificando caderno por x e frasco de corretor por y:

x + y = 10 
Mas: x = y - 10 (a)

Calculando os valores máximo e mínimo para x e y.

Valor mínimo que é R$ 125,00:
15x + 5y = 125 (b)

Substituindo (a) em (b):
15(y - 10) + 5y = 125
150 - 15y + 5y = 125
-10y = -25
10y = 25
y = 2,5 e x = 10 - y
              x = 10 - 2,5
              x = 7,5

Valor máximo que é R$ 135,00
15x + 5y = 135
15(10 - y) + 5y = 135
150 - 15y + 5y = 135
-10y = -15
10y = 15
y =1,5 e x = 10 - y
             x = 10 - 1,5
             x = 8,5

Ora, x e y devem ser inteiros e os valores máximo e mínimo para caderno (x) e frasco de corretor (y) serão, respectivamente 8 e 2.

Daí: 15.8 = R$ 120,00 (cadernos) e 5.2 = R$10,00 (frasco de corretor).

Resposta: Item errado.

Questão 4 - (MEC 2009/CESPE) Com o que foi gasto com os cadernos...

SOLUÇÃO:

Gasto com cadernos:R$ 120,00
Valor unitário do frasco corretor:R$ 5,00
Cálculo da quantidade de frasco corretor:

R$ 120,00/R$ 5,00 = 24 que é menor do que 25.

Resposta: Item correto.

Questão 5 - (SEPLAG DF - 2009 - CARGO 01/CESPE) Julgando-se como V a proposição “Alguns textos...

SOLUÇÃO:


"Alguns textos contêm erros de impressão"

É possível nesta sentença existirem textos sem erros de impressão.

"Todos os textos contêm erros de impressão" 

Aqui, não é possível existirem textos sem erros de impressão.

Resposta: Item errado.


Questão 6 - (SEPLAG DF - 2009 - CARGO 02/CESPE) Considere a sequência formada pelas proposições seguintes.


SOLUÇÃO:


Identificando as sentenças por:


p: Alice viajar

q: Beatriz torna-se modelo
r: Pedro perder documentos

Então:

A: (p ˅ q) → r
B: p
C: r

A sequência formada pelas premissas A e B e pela conclusão C é verdadeira, então, é necessário que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão seja uma consequência das premissas.

Então teremos:
(p ˅ q) → r é verdadeira e que p também é verdadeiro.

Daí:

(V ˅ q) → r

          V → r

Então, r deverá ser verdadeiro para que V → r seja verdadeira. Com isso a sentença é verdadeira.

Resposta: Item correto.

Questão 7 - (TRT 17 REGIÃO - 2009/CESPE) “Carla pagou o condomínio” tem valor...

SOLUÇÃO:

O item II informa:
"Manuel declarou o imposto de renda na data correta e Carla não pagou o condomínio"

Como a proposição acima é verdadeira, "Manuel declarou o imposto de renda na data correta" é verdadeira e que “Carla não pagou o condomínio” também será verdadeira.
Portanto, “Carla pagou o condomínio” é falso.

Resposta: Item correto.

Questão 8 - ( (TRT 17 REGIÃO - 2009/CESPE) “Manuel declarou o imposto de renda na data correta e Jorge...

SOLUÇÃO:

Analisando o item III:

"Jorge não foi ao centro da cidade"
Como esta proposição é verdadeira, a conclusão "Jorge foi ao centro da cidade" é falsa.

Então: "Manuel declarou o imposto de renda na data correta e Jorge foi ao centro da cidade" é expressa por p ˄ q. Como p é verdadeiro (questão anterior) e que q é falso, temos V ˄ F que possui valor lógico falso.

Resposta: Item falso.













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