Abaixo as soluções do DESAFIO DA SEMANA do dia 21/04/2014
Questão 1 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 01 / CESPE) A quantidade de boletos de uma rifa cujos números tenham 3 algarismos.....
SOLUÇÃO:
Calculando a quantidade de números de 3 algarismos até 299.
Para o algarismo da centena temos 2 possibilidades: pode ser 1
ou 2.
Para o algarismo da dezena temos 7 possibilidades: do total de 8
algarismos, excluímos uma possibilidade que é o algarismo da centena.
Para o algarismo da unidade temos 6 possibilidades: de 1 a 8,
excluindo os algarismos da centena e dezena.
Pelo Princípio
Multiplicativo teremos:
2 x 7 x 6 = 84
Agora, calculando a quantidade de números de 300 a 349.
Para o algarismo da centena só 1 possibilidade, pois só pode ser
o 3.
Para algarismo da dezena só podemos utilizar 1, 2, 3 e 4 (excluindo
o que já foi utilizado na centena), portanto teremos 3 possibilidades.
Para a unidade, total de 6 possibilidades (excluindo o da dezena
e o da centena).
Daí: 1 x 3 x 6 = 18
Ora: 84 + 18 = 102
RESPOSTA: Item errado.
Questão 2 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 01 / CESPE) O diretor de uma escola recebeu 7 convites, 3 para o teatro e 4 para o circo, para serem distribuídos......
SOLUÇÃO:
Calculando a quantidade de convites para o circo:
C(10,3) = 10!/[3! (10 – 3)!]
C(10,3) = 10!/[3! x 7!]
C(10,3) = (10x9x8x7!)/ (3x2x7!)
C(10,3) = (10x9x8)/(3x2)
C(10,3) = 120
Calculando a quantidade de convites para o circo:
C(7,4) = 7!/[4!(7 – 4)!]
C(7,4) = 7!/[4!x3!]
C(7,4) = (7x6x5x4!)/(4! x 3 x 2)
C(7,4) = (7x6x5)/(3x2)
C(7,4) = 35
Total de maneiras para se distribuir os convites: 120 x 35 = 4200
RESPOSTA: Item errado.
Questão 3 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 02 / CESPE) Considere que a secretaria de uma escola disponha de 6 guichês de atendimento.....
SOLUÇÃO:
Um guichê pode estar aberto ou fechado (2 possibilidades para
cada guichê).
Vou indicar cada guichê por um traço.
Então: _
_ _ _
_ _ Ora, no 1º guichê, 2 possibilidades; no 2º , 2 possibilidades e assim por diante.
Aplicando o Princípio Fundamental de Contagem, teremos:
2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64
Cuidado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nestas 64 possibilidades foi incluído uma em que todas os guichês estão fechados (o texto impõe pelo menos um guichê aberto).
Daí: 64 – 1 = 63
RESPOSTA: Item errado.
Questão 4 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 02 / CESPE) Com o presidente do sindicato ocupando uma das cabeceiras da mesa de reuniões........
SOLUÇÃO:
Escolha da cabeceira: A(2.1) = 2!/(2-1)! = 2. Escolha das cadeiras: 11 de um total de 13 C(13,11) = 13!/[11!(13-11)!]
C(13,11)
= (13x12x11!)/(11!x2!)
C(13,11) = (13x12)/2 C(13,11) = 78
Agora, calculando as possibilidades de 11 funcionários
ocuparem 11 cadeiras.
P(11) = 11! = 39.916.800
Total
de maneiras possíveis: 2x78x39916800 = 6.227.020.800
RESPOSTA:
Item errado.
A sentença: “ A sede do TRT/ES...... “ é uma proposição, pois pode assumir um valor lógico V ou F.
A sentença seguinte: “Por que existem juízes substitutos?” não é uma proposição por se tratar de uma pergunta ou seja não pose assumir um valor lógico V nem F.
Na última sentença: “Ele é um.........” não sabemos de quem se está falando (Ele), portanto, não é uma proposição.
RESPOSTA: Item errado.
Questão 6 - (TRT-17ª Região - 2009 / CESPE) A proposição “A Constituição brasileira é moderna ou precisa ser.....”
SOLUÇÃO:
Efetuando as identificações para cada expressão:
p: “ A constituição brasileira é moderna”
q: “ A constituição brasileira precisa ser refeita”
A 1º proposição do texto será p v q.
Mas, a 1º proposição corresponde à negação da 2º , ou seja:
Portanto, quando p v q for V, a outra será F.
RESPOSTA: Item correto.
Questão 7 - (ATRFB - 2009 / ESAF) A afirmação: “João não chegou ou Maria.......
SOLUÇÃO:
Identificando cada expressão por:
p: “João chegou”
q: “Maria está atrasada”
Então temos: ~p v q
Assim: “Se João chegou então Maria está atrasada” Ora, existe a equivalência entre: ~p V q e p → q
RESPOSTA: Item d) Se João chegou, Maria está atrasada.
Questão
8 - (MDS - 2009 / CESPE) Julgue o item a seguir acerca de contagem de elementos.
A quantidade
de anagramas distintos que podem.......
SOLUÇÃO:
Identificando vogal
por V e consoante por C.
Teremos a seguinte situação: VCVCVCVCV.
O total de anagramas
envolvendo as vogais será uma permutação de 5 letras (vogais) com 2 se
repetindo:
5!/2! = 5x4x3x2!/(2!) = 60
O total de anagramas
envolvendo as consoantes será uma permutação simples de 4 letras (consoantes): 4! = 4x3x2 = 24 Como para
cada uma das 60 possibilidades (vogais)
teremos 24 possibilidades (consoantes), então 60x24 = 1440
RESPOSTA:
Item correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário