Questão 1 - (SERPRO-2001/ESAF) No último domingo, Dorneles não saiu para ir à...
SOLUÇÃO
Identificando cada sentença:
p: Dorneles não saiu para ir à missa
q: Denise dança
r: O grupo de Denise é aplaudido de pé
s: Paula vai ao parque
t: Paula vai pescar na praia
Simbolicamente teremos:
p ^ (q → r) ^ (s ˅ t) ^ (t → ~p) ^ (s → q)
Na expressão acima, (s ˅ t) é uma disjunção exclusiva, e também para as posteriores ocorrências.
Como p é verdadeiro, teremos:
V ^ (q → r) ^ (s ˅ t) ^ (t → F) ^ (s → q)
Ora, t deve ser falso, para que (t → F) seja verdadeiro. Então:
V ^ (q → r) ^ (s ˅ F) ^ (F → F) ^ (s → q)
Agora, s deve ser verdadeiro para que (s ˅ F) seja verdadeiro. Então:
V ^ (q → r) ^ (V ˅ F) ^ (F → F) ^ (V → q)
Concluindo que q deve ser verdadeiro, para que (V → q) seja verdadeiro. Daí:
V ^ (V → r) ^ (V ˅ F) ^ (F → F) ^ (V → V)
Finalmente, r deve ser verdadeiro para que (V → r) seja verdadeiro. Então:
V ^ (V → V) ^ (V ˅ F) ^ (F → F) ^ (V → V)
Conclusão: p, q, r e s são verdadeiros e t é falso, ou seja , Dorneles não saiu para ir à missa, Denise dançou, o grupo de Denise foi aplaudido de pé, Paula foi ao parque e não foi pescar na praia.
RESPOSTA: Item d
Questão 2- (ANEEL-2004/ ESAF) Se não leio, não compreendo. Se jogo...
SOLUÇÃO
Identificando as sentenças:
p: Leio
q: Compreendo
r: Jogo
s: Desisto
t: É feriado
Simbolicamente teremos:
(~p → ~q) ^ ( r → ~p) ^ (~s → q) ^ (t → ~s)
Ora, (~s → q) é o mesmo que (~q → s). Então:
(~p → ~q) ^ ( r → ~p) ^ (~q→ s) ^ (t → ~s)
Substituindo (~p → ~q) ^ (~q → s) por (~p → s), pois são sentenças equivalentes, teremos:
(~p → s) ^ ( r → ~p) ^ (t → ~s)
Substituindo agora (~p → s) ^ (r → ~p) por (r → s), pois são sentenças equivalentes, teremos:
(r → s) ^ (t → ~s)
Agora, substituindo (t → ~s) por (s → ~t) que são equivalentes, chegamos a:
(r → s) ^ (s → ~t)
Finalmente, (r → s) ^ (s → ~t) é equivalente a (r → ~t)
RESPOSTA: Item a
Questão 3- (ANEEL-2004/ESAF) Todos os alunos de uma escola estão matriculados no curso de Matemática...
SOLUÇÃO
Identificando os conjuntos por:
A: alunos com dificuldade em matemática
B: alunos com dificuldade em história
A ∩ B: alunos com dificuldade em matemática e história
Então, teremos:
P(A/B) = P(A∩B) / P(B)
P(A/B) = (1/100) / (4/100)
P(A/B) = 1/4 ou 25%
RESPOSTA: Item b
Questão 4- (ANEEL-2004/ESAF) Dez amigos, entre eles Mário e José...
SOLUÇÃO
Ora, como Mário e José devem ficar juntos, teremos:
P(n) = n !
P(9) = 9! (9 porque Mário e José constituirão um só elemento)
Más, Mário e José não é a mesma ordem que José e Mário. Então:
calculando o número de maneiras diferentes para que esta fila de amigos seja formada, chegamos a:
P(2) x 9! = 2! x 9!
RESPOSTA: Item c
Questão 5- (Gestor MG-2005/ESAF) A afirmação “Não é verdade que, se Pedro...
SOLUÇÃO
Efetuando a identificação das sentenças por:
p: Pedro está em Roma
q: Paulo está em Paris
Nesta questão temos o caso de proposições equivalentes. Então:
~(p → q) = (p ^ ~q)
Analisando cada alternativa:
a) p ^ q (falso)
b) ~(p ˅ ~q) = ~p ^ q (falso)
c) ~(~p ˅ ~q) = p ^ q (falso)
d) ~(~p ˅ q) = p ^ ~q (verdadeiro)
e) p ˅ q (falso)
Portanto, "Não é verdade que Pedro não está em Roma ou Paulo está em Paris" corresponde à alternativa d.
RESPOSTA: Item d
Questão 6 - (INSS 2008- CARGO 18/CESPE) Sabe-se que uma proposição na forma “Ou A ou B” tem valor lógico...
SOLUÇÃO
Como a proposição A possui valor lógico verdadeiro e a proposição B possui valor lógico falso, teremos:
A ˅ B = V ˅ F
Ora, esta sentença possui valor lógico verdadeiro.Então, o item é correto.
RESPOSTA: Item correto.
Questão 7 - (INSS 2008- CARGO 18/CESPE) A proposição composta “Se A então B”...
SOLUÇÃO
Simbolicamente teremos:
A → B = V → F.
A sentença acima, possui valor lógico falso. Então, o item está errado.
RESPOSTA: Item falso.
Questão 8 - (INSS 2008- CARGO 18/CESPE) Represente-se por ~A a proposição composta que é a negação...
SOLUÇÃO
Teremos: A → B é falso para A verdadeiro e B, falso e ~A → ~B é verdadeiro para A verdadeiro e B, falso. Então o item é falso.
RESPOSTA: Item falso.
~(p → q) = (p ^ ~q)
Analisando cada alternativa:
a) p ^ q (falso)
b) ~(p ˅ ~q) = ~p ^ q (falso)
c) ~(~p ˅ ~q) = p ^ q (falso)
d) ~(~p ˅ q) = p ^ ~q (verdadeiro)
e) p ˅ q (falso)
Portanto, "Não é verdade que Pedro não está em Roma ou Paulo está em Paris" corresponde à alternativa d.
RESPOSTA: Item d
Questão 6 - (INSS 2008- CARGO 18/CESPE) Sabe-se que uma proposição na forma “Ou A ou B” tem valor lógico...
SOLUÇÃO
Como a proposição A possui valor lógico verdadeiro e a proposição B possui valor lógico falso, teremos:
A ˅ B = V ˅ F
Ora, esta sentença possui valor lógico verdadeiro.Então, o item é correto.
RESPOSTA: Item correto.
Questão 7 - (INSS 2008- CARGO 18/CESPE) A proposição composta “Se A então B”...
SOLUÇÃO
Simbolicamente teremos:
A → B = V → F.
A sentença acima, possui valor lógico falso. Então, o item está errado.
RESPOSTA: Item falso.
Questão 8 - (INSS 2008- CARGO 18/CESPE) Represente-se por ~A a proposição composta que é a negação...
SOLUÇÃO
Teremos: A → B é falso para A verdadeiro e B, falso e ~A → ~B é verdadeiro para A verdadeiro e B, falso. Então o item é falso.
RESPOSTA: Item falso.
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