sexta-feira, 20 de junho de 2014

DESAFIO QUINZENAL

                               DESAFIO QUINZENAL de 20/06/2014

Questão 1 - (AFTN/ESAF)  De todos os empregados de uma grande empresa, 30% optaram por realizar um curso de especialização. Essa empresa tem sua matriz localizada na capital. Possui, também, duas filiais, uma em Ouro Preto e outra em Montes Claros. Na matriz trabalham 45% dos empregados e na filial de Ouro Preto trabalham 20% dos empregados. Sabendo-se que 20% dos empregados da capital optaram pela realização do curso e que 35% dos empregados da filial de Ouro Preto também o fizeram, então a percentagem dos empregados da filial de Montes Claros que não optaram pelo curso é igual a:

a) 60% 
b) 40% 
c) 35% 
d) 21% 
e) 14% 


Questão 2 - (TTN / ESAF) Nos sistemas de numeração posicional, cada dígito da seqüência que representa o número pode ser interpretado como o coeficiente de uma potência da base, onde o valor do expoente depende da posição do dígito na seqüência. Entre tais sistemas, um dos mais importantes é o binário, ou de base 2, que utiliza apenas os dígitos 0 e 1 na notação dos números. Por exemplo, o número que corresponde ao 11 do sistema decimal, é indicado por 1011 no sistema binário, pois 11 (decimal) é igual a
(1 x 23) + (0 x 22) + (1 x 21) + (1 x 20
Assim, o resultado, expresso no sistema decimal, da adição dos números binários 1011 e 101 será igual a:

a) 15 
b) 13 
c) 14 
d) 12 
e) 16 


Questão 3 - (TTN - 1997 / ESAF) Uma pesquisa entre 800 consumidores – sendo 400 homens e 400 mulheres – mostrou os seguintes resultados:


- do total de pessoas entrevistadas:
500 assinam o jornal X 
350 têm curso superior 
250 assinam o jornal X e têm curso superior 



- do total de mulheres entrevistadas:
200 assinam o jornal X 
150 têm curso superior 
50 assinam o jornal X e têm curso superior 

O número de homens entrevistados que não assinam o jornal X e não têm curso superior é, portanto, igual a:

a) 50 
b) 200 
c) 0 
d) 100 
e) 25 


Questão 4 - (MRE - 2002 / ESAF) Se a professora de matemática foi à reunião, nem a professora de inglês nem a professora de francês deram aula. Se a professora de francês não deu aula, a professora de português foi à reunião. Se a professora de português foi à reunião, todos os problemas foram resolvidos. Ora, pelo menos um problema não foi resolvido. Logo:

a) a professora de matemática não foi à reunião e a professora de francês não deu aula. 
b) a professora de matemática e a professora de português não foram à reunião. 
c) a professora de francês não deu aula e a professora de português não foi à reunião. 
d) a professora de francês não deu aula ou a professora de português foi à reunião. 
e) a professora de inglês e a professora de francês não deram aula.


Questão 5 - (MRE - 2002 / ESAF) Em um grupo de cinco crianças, duas delas não podem comer doces. Duas caixas de doces serão sorteadas para duas diferentes crianças desse grupo (uma caixa para cada uma das duas crianças). A probabilidade de que as duas caixas de doces sejam sorteadas exatamente para duas crianças que podem comer doces é:

a) 0,10 
b) 0,20 
c) 0,25 
d) 0,30 
e) 0,60 

Questão 6 - (CGU - 2012 / ESAF) Considere um órgão público com 30 técnicos, sendo 20 homens e 10 mulheres. Ao se escolher aleatoriamente, sem reposição, quatro técnicos para se formar uma comissão, sendo Cn,k o número de combinações de n elementos tomados k a k, qual o valor mais próximo da probabilidade da comissão ser formada exatamente por duas mulheres e dois homens?

a) C4,2 (1/3)2(2/3)2
b) C4,2 (20x19x10x9)/(30x29x28x27) 
c) C4,4 (20x19x10x9)/(30x29x28x27) 
d) C4,0 (1/3)2(2/3)2 
e) C4,4 (2/9)2 

Questão 7 - (AFT - 2010 / ESAF) Um poliedro convexo é regular se e somente se for: um tetraedro ou um cubo ou um octaedro ou um dodecaedro ou um icosaedro. Logo:

a) Se um poliedro convexo for regular, então ele é um cubo. 
b) Se um poliedro convexo não for um cubo, então ele não é regular. 
c) Se um poliedro não for um cubo, não for um tetraedro, não for um octaedro, não for um dodecaedro e não for um icosaedro, então ele não é regular. 
d) Um poliedro não é regular se e somente se não for: um tetraedro ou um cubo ou um octaedro ou um dodecaedro ou um icosaedro. 
e) Se um poliedro não for regular, então ele não é um cubo. 

Questão 8 - (CGU - 2006 / ESAF) Pedro encontra-se à frente de três caixas, numeradas de 1 a 3. Cada uma das três caixas contém um e somente um objeto. Uma delas contém um livro; outra, uma caneta; outra, um diamante. Em cada uma das caixas existe uma inscrição, a saber:

Caixa 1: “O livro está na caixa 3.” 
Caixa 2: “A caneta está na caixa 1.” 
Caixa 3: “O livro está aqui.”


Pedro sabe que a inscrição da caixa que contém o livro pode ser verdadeira ou falsa. Sabe, ainda, que a inscrição da caixa que contém a caneta é falsa, e que a inscrição da caixa que contém o diamante é verdadeira. Com tais informações, Pedro conclui corretamente que nas caixas 1, 2 e 3 estão, respectivamente:

a) a caneta, o diamante, o livro. 
b) o livro, o diamante, a caneta. 
c) o diamante, a caneta, o livro. 
d) o diamante, o livro, a caneta. 
e) o livro, a caneta, o diamante.  



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