Proposições são declarações que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F), mas que não cabem ambos os julgamentos simultaneamente. Uma proposição é usualmente simbolizada por letras maiúsculas do alfabeto: A, B, C, (....). A partir de proposições previamente construídas, e de alguns símbolos lógicos, são formadas as proposições compostas. Uma proposição simbolizada por A → B, lida como “se A, então B”, terá valor lógico F quando A for V e B for F; nos demais casos, o valor lógico será V. A proposição ~A simboliza a negação de A e tem valor lógico V, quando A for F, e F, quando A for V.
A partir das definições acima, julgue os itens a seguir.
QUESTÃO 1 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 01 / CESPE) Julgando-se como V a proposição “Alguns textos contêm erros de impressão”, então também será julgada como V a proposição “Todos os textos contêm erros de impressão”.
QUESTÃO 2 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 01 / CESPE) A proposição simbolizada por (~A) → (~B) terá 3 valores lógicos V e 1 valor lógico F, para todos os possíveis valores lógicos V e F atribuídos a A e a B.
QUESTÃO 3 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 01 / CESPE) Considere como V as proposições “Carla é mais alta que Janice” e “Janice foi escolhida para o time de basquete”. Nesse caso, a proposição “Se Carla não é mais alta que Janice, então Janice não foi escolhida para o time de basquete” também será V.
QUESTÃO 4 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 01 / CESPE) Se forem V as proposições “Todos os assistentes de educação auxiliam os professores” e “João e Aline auxiliam os professores”, então a proposição “João e Aline são assistentes de educação” também será V.
Nenhum comentário:
Postar um comentário