Na lógica sentencial, uma proposição é uma sentença declarativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não como verdadeira e falsa simultaneamente. As proposições são representadas por letras maiúsculas A, B, C, D etc. Como operações lógicas sobre proposições, a proposição “A ou B” só será falsa se as duas proposições A e B forem falsas; a proposição “Se A, então B” só será falsa se a proposição A for verdadeira e a B for falsa. Uma sequência de proposições é denominada correta se a última proposição, como consequência das anteriores, for verdadeira, sempre que as anteriores o forem. Nesse caso, a última proposição é denominada conclusão e as anteriores, premissas.
Julgue os itens subsequentes, com relação às definições apresentadas no texto acima.
Questão 1 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 02 / CESPE) Considere a sequência formada pelas proposições seguintes.
A: Se Alice viajar ou Beatriz tornar-se modelo, então Pedro perderá documentos.
B: Alice viajou.
C: Pedro perderá documentos.
Nesse caso, considerando A e B como premissas e C como conclusão, a sequência formada pelas proposições A, B e C é correta.
Questão 2 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 02 / CESPE) Considere as seguintes sentenças.
(i) Apresente ao diretor da escola, em tempo hábil, todos os documentos que ainda não foram assinados.
(ii) Carlos, como secretário escolar, coordena e executa as tarefas decorrentes dos encargos da Secretaria.
(iii) Organize e mantenha em dia as cópias de leis, regulamentos, diretrizes, portarias e todos os outros documentos.
É correto afirmar que, entre as sentenças apresentadas, apenas uma delas é proposição.
Questão 3 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 02 / CESPE) Considerando X = {9, 9/5, 7, 7/5, 5, 1} , é correto afirmar que a proposição “Se x pertence ao conjunto X, então 1/x ≤ x” é verdadeira.
Questão 4 - (SEPLAG DF 2009 - CARGO 02 / CESPE) Julgue o item seguinte a respeito de análise combinatória.
É inferior a 600 a quantidade de anagramas da palavra ESCOLAR que conservam juntas, mas não necessariamente na mesma ordem, as letras E, S e C.
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