Texto para as questões de 1 a 4 - Com relação a análise combinatória, julgue os itens que se seguem.
Questão 1 - (Analista-ANAC - 2009 / CESPE) O número de rotas aéreas possíveis partindo de Porto Alegre, Florianópolis ou Curitiba com destino a Fortaleza, Salvador, Natal, João Pessoa, Maceió, Recife ou Aracaju, fazendo uma escala em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo é múltiplo de 12.
Questão 2 - (Analista-ANAC - 2009 / CESPE) Considerando que: um anagrama de uma palavra é uma permutação das letras dessa palavra, tendo ou não significado na linguagem comum, α seja a quantidade de anagramas possíveis de se formar com a palavra AEROPORTO, β seja a quantidade de anagramas começando por consoante e terminando por vogal possíveis de se formar com a palavra TURBINA; e sabendo que 9! = 362.880 e 5! = 120, então α = 21β.
Questão 3 - (Analista-ANAC - 2009 / CESPE) Considere a seguinte situação hipotética.
Há 6 estradas distintas ligando as cidades A e B, 3 ligando B e C; e 2 ligando A e C diretamente. Cada estrada pode ser utilizada nos dois sentidos.
Nessa situação, o número de rotas possíveis com origem e destino em A e escala em C é igual a 400.
Questão 4 - (Analista-ANAC - 2009 / CESPE) O número de comissões constituídas por 4 pessoas que é possível obter de um grupo de 5 pilotos e 6 co-pilotos, incluindo, pelo menos, 2 pilotos, é superior a 210.
Nenhum comentário:
Postar um comentário